Curso Livro: SÍNDROME DO IMPOSTOR -SUPERAÇÃO PELA AUTOCIENTIFICIDADE

Curso Livro: SÍNDROME DO IMPOSTOR -SUPERAÇÃO PELA AUTOCIENTIFICIDADE

Período: 25/03/2018

Horário: 09:00 às 17:00

Localização: Centro Educacional BH


Inscrições aqui no site em até 12x sem juros!

O curso livro Síndrome do Impostor: Superação pela Autocientificidade apresenta conceitos teóricos sobre a síndrome e as vivências pessoais da autora da pesquisa realizada para superação desta psicopatologia, contém também atividades para autodiagnóstico e autoprescrição para superação da síndrome.

O que é a Síndrome do Impostor?

            A Síndrome do Impostor, psicopatologia que se caracteriza pelo sentimento de impostura, farsa, fraude, diante das próprias conquistas e dos elogios recebidos (não é, de modo algum, quando a pessoa se comporta igual a um impostor ou um farsante). A pessoa tem um sentimento intenso de falta de autenticidade em relação a imagem de competência que passa para as outras pessoas, mesmo se tiver êxitos reais. No início das pesquisas da Síndrome do Impostor, na década 70 do século passado, acreditava-se que esta psicopatologia atingia somente as mulheres, mas atualmente pesquisas já mostram que atinge homens e mulheres, jovens e idosos, e membros de qualquer raça.

Em alguns meios é comum a manifestação da Síndrome do Impostor, seja temporária ou permanente, como por exemplo no meio acadêmico, principalmente entre alunos de pós-graduação, stricto e latu senso

O esforço para parecer o que não é, seja para mais ou para menos, pode levar a um desgaste emocional da pessoa. Causa frustração, devido o indivíduo algumas vezes nem tentar ir atrás do que deseja, por achar que não vai conseguir, ou se sabotar se depreciando, por exemplo, em uma entrevista de emprego. A ansiedade é um sintoma muito presente nesta psicopatologia, podendo também levar a depressão.

Tópicos Abordados:

  • A psicopatologia Síndrome do Impostor e suas causas.
  • Questionário para o autodiagnóstico.
  • Técnicas para autossuperação.
  • Debates favorecendo o autoconhecimento.
  • Aumento do nível de lucidez quanto à própria realidade.

A autora: Adriana Kauati é Engenheira Eletrônica, Mestre e Doutora na Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ). Reside em Foz do Iguaçu, PR e pesquisa a Síndrome do Impostor há mais de 10 anos. Pesquisadora Voluntária da Conscienciologia desde 2005

Faça sua Inscrição:

As reservas estão fechadas para este evento.