Waldo Vieira e a Conscienciologia

Waldo Vieira foi o propositor da Conscienciologia. Como pesquisador independente e professor desta ciência, publicou diversos livros e fundou instituições sem fins de lucro dedicadas à pesquisa da consciência. O seu tratado Projeciologia é, até os dias atuais, a obra mais completa sobre a projeção da consciência, fenômeno popularmente conhecido como projeção astral, viagem astral ou desdobramento.

O Professor Waldo, como era conhecido, nasceu em 12 de abril de 1932 na cidade mineira de Monte Carmelo. Desde tenra idade apresentou habilidades parapsíquicas notáveis e também se destacou por seu excepcional autodidatismo e erudição. Waldo Vieira teve sua primeira projeção da consciência lúcida aos nove anos de idade. O temperamento assistencial era outra característica marcante de Waldo Vieira. Com perfil determinado e empreendedor, por onde passou ele deixou um legado de melhorias e benefícios para todos à sua volta.

Formado em Medicina e Odontologia, frequentemente atendia parte de seus pacientes gratuitamente, assim como desenvolveu forte trabalho assistencial por meio do parapsiquismo. Fundou diversas instituições espíritas e até mesmo participou da criação de um bairro na cidade de Uberaba. No Espiritismo, trabalhou dos 23 aos 34 anos ao lado do médium Chico Xavier. Chegaram a psicografar 18 livros juntos, inclusive as obras Evolução em Dois Mundos e Desobsessão. Chico Xavier escreveu alguns capítulos a partir de Pedro Leopoldo/MG e Waldo Vieira escreveu outros capítulos em Uberaba/MG.

Por entender que os fenômenos parapsíquicos deveriam ser estudados sob ótica científica, Waldo Vieira deixou o movimento espírita, notadamente uma religião, em 1966, com 34 anos, e se dedicou a criar as bases da Ciência Projeciologia, precursora da Conscienciologia. Foi neste mesmo ano que ele deixou Uberaba e se mudou para o Rio de Janeiro, vindo posteriormente a realizar pós-graduação em Plástica e Cosmética, no Japão. 

Waldo Vieira e a Projeciologia 

A Projeciologia é a ciência que estuda a projeção da consciência e fenômenos correlatos, tais quais clarividência, clariaudiência, telecinesia, assimilação simpática, catalepsia projetiva, dentre outros. Seu desenvolvimento se dá por meio de pesquisas teáticas (teoria+prática).

Waldo Vieira e a Conscienciologia  

A Conscienciologia é a ciência que se propõe a pesquisar a consciência, ou seja, o ego, o self, eu, você; a personalidade como principal objeto de estudo. Ela ganhou notoriedade na publicação do tratado 700 Experimentos da Conscienciologia, de autoria do Professor Waldo. As bases do paradigma consciencial abrangem as seguintes premissas:

  1. Holossoma (conjunto de corpos). A existência  de mais de um veículo (corpo) de manifestação da consciência (soma, energossoma, psicossoma e mentalsoma).
  2. Bioenergias. A possibilidade de absorção, acúmulo e exteriorização de energias de natureza extrafísica (não física) por meio dos chacras.
  3. Multidimensionalidade. A possibilidade da consciência se manifestar lúcida em diversas dimensões.
  4. Multiexistencialidade. Possibilidade da consciência experienciar série de vidas intrafísicas/extrafísicas alternadas, compondo sua linha do tempo.
  5. Universalismo. A confluência de conhecimentos visando a ampliação dos entendimentos acerca da manifestação da consciência.
  6. Cosmoética. A realização de pesquisas com intuitos assistenciais, pensando no melhor para todos, sem partidarismos ou sectarismos.
  7. Autopesquisa. A experimentação lúcida objetivando geração de autoconhecimento.

Ao longo de sua vida, o Professor Waldo Vieira escreveu 41 livros, deixando escritas mais de 20.000 páginas sobre Conscienciologia. Seu principal objetivo ao propor a criação dessas ciências foi deixar um legado libertário, baseado na autonomia e na lucidez multidimensional. Para ele, a evolução da consciência é o principal objetivo a ser empregado pelas pessoas. E isso contempla o desenvolvimento da erudição, da cosmoética, da interassistencialidade, do autodomínio bioenergético, do parapsiquismo lúcido e da produção científica.

O Conscienciólogo é a pessoa que consegue manter suas autopesquisas multidimensionais atualizadas, realizando reciclagens intraconscienciais com propósitos evolutivos. Nesse sentido, Waldo Vieira foi exemplar, pois sua vida sempre foi pautada na experimentação da multidimensionalidade, pesquisa árdua e publicação dos resultados.

IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia 

Após a publicação do livro Projeções da Consciência (1981) e do já mencionado tratado Projeciologia: Panorama das Experiências Fora do Corpo (1986), o grupo de pesquisadores da projeção da consciência, liderado por Waldo Vieira, ganhou muitos adeptos. Assim, houve necessidade de maior organização e institucionalização das atividades. Em resposta a essa necessidade, o IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia foi fundado, em 1988, pelo Professor Waldo Vieira e outros pesquisadores. Após 33 anos de existência, o IIPC já realizou milhares de eventos assistenciais, buscando fomentar os achados mais atuais da Conscienciologia e Projeciologia. 

A força de trabalho no IIPC é baseada no voluntariado. O mesmo não possui fins de lucro e é independente de governos, empresas e outras instituições. A liberdade, a interassistencialidade, a cientificidade, a autoconscientização multidimensional e a autonomia consciencial são seus valores institucionais, e seu principal objetivo é acessar, acolher, esclarecer e cooperar com a evolução de intermissivistas e pré-intermissivistas

O Professor Waldo Vieira faleceu em 2015, aos 83 anos de idade, vítima de um AVC.  Em seus últimos anos de vida, morando em Foz do Iguaçu/PR e atuando a partir do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), no bairro Cognópolis (bairro do conhecimento), ele se dedicou a consolidar a Enciclopédia da Conscienciologia, obra literária extensa, com mais de 700 autores (ano base 2021), sendo 2019 verbetes de sua autoria.

A paraidentidade intermissiva, ou identidade extra, do professor e pesquisador Waldo Vieira é Zéfiro, ou seja, esse é o nome pelo qual ele é conhecido no extrafísico; o epíteto que o identifica nas dimensões extrafísicas desde a Antiguidade. Nós, voluntários do IIPC, agradecemos imensamente ao Professor Waldo Vieira por todos os aportes dedicados à fundamentação e implementação das ciências Projeciologia e Conscienciologia.

Bibliografia – Livros e Tratados

  • Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Humano (1981)
  • Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano (1986)
  • 700 Experimentos da Conscienciologia (1994)
  • O que é a Conscienciologia (1994)
  • Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal (1995)
  • A Natureza Ensina (1996)
  • Máximas da Conscienciologia (1996)
  • Minidefinições Conscienciais (1996)
  • Nossa Evolução (1996)
  • Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral (1996)
  • 100 Testes da Conscienciometria (1997)
  • 200 Teáticas da Conscienciologia (1997)
  • Manual da Dupla Evolutiva (1997)
  • Manual da Proéxis: Programação Existencial (1997)
  • Manual da Redação da Conscienciologia (1997)
  • Temas da Conscienciologia (1997)
  • Homo sapiens reurbanisatus (2003)
  • Enciclopédia da Conscienciologia, v. 1 (2006)
  • Enciclopédia da Conscienciologia (co-autor), 7ª Edição (Digital, 2013)[22]
  • Homo sapiens pacificus (2007)
  • Manual dos Megapensenes Trivocabulares (2009)
  • Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2013)
  • Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (2014)
  • Léxico de Ortopensatas (2014)
  • 500 Verbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia (2016)

O Princípio da Descrença

 O princípio da descrença, elaborado por Waldo Vieira, é provocador e traduz a visão do professor sobre as pesquisas conscienciológicas.

“Não acredite em nada, nem mesmo no que você lê nesse texto. EXPERIMENTE. Tenha suas experiências pessoais.”

Pesquisa

Projeciologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Live EFC

Download gratuito de livros sobre a Projeção Consciente.

Conheça o fenômeno da experiência fora do corpo.


loading...