Função e Responsabilidade Social Institucional
Relatório das Atividades Assistenciais (Ano-Base 2010)

O IIPC trabalha buscando o caráter universalista de seus serviços e procura incentivar e promover condições para que o homem conheça a si mesmo, integralmente, compreendendo todas as manifestações de sua personalidade e, a partir desse conhecimento, possa desenvolver plenamente suas potencialidades, visando conseqüências construtivas e libertárias para todos.

Atualmente, o IIPC mantém uma equipe multidisciplinar de 542 voluntários, destes, 272 são voluntários-docentes, todos atuando na condição de voluntários-pesquisadores, dedicando seus conhecimentos ao trabalho gratuito, objetivando esclarecer e assistir às pessoas humanas, indiscriminadamente, para que elas possam desenvolver, de maneira madura e independente sua máxima potencialidade e, desse modo, consigam atuar e transformar positivamente sua vida e sociedade.

A prioridade do IIPC é fornecer informações sobre o desenvolvimento das pesquisas projeciológicas, oferecendo à comunidade em geral colocando à disposição público, de modo indiscriminado, suas atividades gratuitas.

Dessa forma, no último ano (2009), foram atendidas, de maneira gratuita, aproximadamente, 18.000 pessoas, participantes das palestras públicas, seminários de pesquisas, atendimentos à comunidade e beneficiários dos demais serviços assistenciais fornecidos.

Sua fonte de recursos provém das atividades pedagógicas na forma de cursos, cujos conteúdos possibilitam promover a auto e heterorreeducação consciencial; visando a evolução de todos e a participação com mais responsabilidade na sociedade; e da venda de livros – publicações de autores-pesquisadores das ciências Projeciologia e Conscienciologia – , cujo intuito é fornecer material didático e de pesquisa, sob o enfoque do paradigma consciencial.

Seu Patrimônio constitui-se da renda proveniente do funcionamento e execução dos objetivos estatutários, assim como, de eventuais doações ou auxílios provenientes de pessoas que se afinizam com suas finalidades e desejam colaborar espontaneamente para manutenção institucional.

As atividades remuneradas destinam-se unicamente à arrecadação de recursos necessários à sustentação de suas atividades, à qualificação e ampliação do trabalho educacional e assistencial gratuito.

O IIPC não é, nem objetiva ser beneficiário de qualquer subvenção governamental, seja nas esferas federal, estadual ou municipal, e aplica integralmente seus recursos obtidos no país, não distribuindo lucros, dividendos ou bonificações a seus Dirigentes, Membros, Participantes, Colaboradores ou Terceiros.