Escolhas Evolutivas


“Pela qualidade da escolha, transparece

o grau de inteligência da conscin” (W.V.)

A Conscienciologia é a ciência que pesquisa a consciência de modo abrangente, integral, incluindo as peculiaridades de cada ser: atos, comportamentos, temperamentos, atributos. O objetivo é compreender a realidade de cada consciência de forma ampliada, sem restringi-la a matéria. A consciência sou eu, você, cada um de nós; é a nossa essência, o ego, o self, a alma, enfim o que somos.

Enquanto consciências, são dúvidas que comumente permeiam nossas reflexões: certo ou errado? Positivo ou negativo? Quais meus objetivos pessoais? Onde quero chegar? O quero conquistar? O que priorizar? Como ser feliz? Como desenvolver assertividade nas decisões e dar sentido ao propósito de vida pessoal?

A escolha é o posicionamento, preferência, predileção, eleição, opção da consciência perante duas ou mais possibilidades, considerando critérios pessoais para tomar essa decisão.

O fato é que escolhemos diuturnamente. Em tese, será muito difícil a consciência conseguir aproveitar todas as oportunidades que se apresentam, assim o toque de genialidade evolutiva está exatamente em saber descartar alternativas, sem apegos e dramatizações, em detrimento do que é essencial para cada um de nós. A palavra evolutiva é comumente conciliada à ideia de crescimento, transformação, amadurecimento.

Compreender quem somos é também possibilitar escolhermos com discernimento o queremos para nossas vidas. Queremos evoluir? Eis mais uma escolha!

Na vida, temos sempre diversas opções e oportunidades. As escolhas que fizermos irão influenciar nossa existência. Escolhas tem a ver com prioridades: O que é importante para você? O que você quer para sua vida?

Uma das premissas da conscienciologia é a autopesquisa, ou seja o conhecimento de si próprio, possibilitando, por exemplo: a assunção das habilidades e talentos pessoais ou o reconhecimento de aspectos a serem desenvolvidos, reciclados e também superados.

A autopesquisa alinhada a utilização de técnicas de reflexão e atividades bioenergéticas são meios para propiciar ponderação e ampliar discernimento às escolhas pessoais, esses itens serão debatidos na palestra ESCOLHAS EVOLUTIVAS do IIPC (Instituto Internacional de Projeciologia e Concienciologia).

Cabe acrescentar que o paradigma consciencial, teoria-líder da Conscienciologia, considera também considera as múltiplas vidas, ou seja, essa não é a nossa primeira vida, já vivemos existências anteriores e teremos existências futuras. Estuda a multidimensionalidade, há essa dimensão física, e outras mais sutis. Incentiva a projeção consciente, pela qual comprovamos por nós mesmo todas essas ideias.

Também compõe esse sistema de referência o Universalismo, que é o conjunto de ideias derivadas das leis básicas da Natureza e do Universo; a Cosmoética, ou moral cósmica, que leva em consideração a qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos energias, as nossas intenções e a harmonia universalista: “Que aconteça o melhor para todos”.

O que apresentamos aqui é possível de acesso a qualquer pessoa. Experimente, questione, refute, exerça a sua liberdade de escolha e conclusões pessoais. Convidamos para o debate do tema Escolha Evolutiva, na palestra pública de 21.10, das 16h às 18h.

Bibliografia:

MANFROI, Eliana. Antidesperdício Consciencial: Escolhas Evolutivas na Era da Fartura. Foz do Iguaçu: Editares, 2017.

MASCARENHAS, Milena e HERNANDES, Vania. Projeto de Vida para Jovens. Foz do Iguaçu: Epígrafe, 2015.

Palestra Concienciologia Escolhas Evolutivas e Inversão Existencial, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3vT3IO6EuPI.

Minicurriculum da autora

Ana Ceres Alves Timóteo, advogada, gestora pública, voluntária e professora da Conscienciologia

 

 


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *