Convivência Sadia

Nascemos fusionados a outro indivíduo. Nosso maior desafio: separar-nos para desenvolver autoconsciencialidade. É no encontro da convivência com as outras pessoas que aprendemos a refinar nossas manifestações, a crescer por dentro e por fora. Vivemos na verdade um paradoxo: nossa evolução é conjunta, mas precisamos nos individualizar para evoluir. Encontros são choques evolutivos necessários ao crescimento pessoal. Pelo Paradigma Consciencial, a consciência cresce na vivência dos climas interconscienciais que estabelece nas diversas situações do cotidiano. Num jantar de negócios, num primeiro encontro afetivo, numa festa e também na convivência com a família, com os colegas de trabalho, vizinhos e amigos de todos os dias. Em situações espontâneas ou combinadas, encontros podem ser positivos ou negativos, ociosos ou evolutivos e de uma forma ou de outra, sempre trarão ensinamentos às consciências envolvidas.

Do latim convivere, conviver significa “viver em comum”, “viver em proximidade”,“coexistir”, “compartilhar do mesmo espaço”. Neste sentido, como estabelecer um convívio mais saudável com as pessoas? Quais encontros poderiam gerar comprometimento? Relações de convívio podem gerar interprisões entre as pessoas? Como ter um clima positivo na convivência familiar? Na ótica consciencial, aquele que quer conviver sadiamente com as pessoas do seu entorno, primeiramente deve pensar na convivência sadia consigo mesmo. Quais são seus pensamentos, seus sentimentos e as energias empregadas nas suas ações? A convivência sadia consigo mesmo envolve aspectos como: autopesquisa, autocompreensão, autoinvestimento e autorrespeito. Aos que já desenvolveram inteligência evolutiva, a mais importante das prioridades é viver sem conflitos íntimos.

Aprofundar o entendimento sobre os relacionamentos que estabelece e suas implicações, envolverá também a revisão de valores atribuídos à coexistência com os objetos da convivialidade. São eles: as consciências intra e extrafísicas (pessoas), as consciências subumanas (animais), os princípios conscienciais (plantas) e os objetos inanimados (bens materiais). Quando vivenciarmos uma projeção consciente (experiência da consciência projetada para fora do corpo físico) aumentamos nosso leque de relacionamentos, pois um projetor se encontra com outras consciências igualmente projetadas, consciências que hoje não têm corpo físico do passado, do presente e do futuro, consciências interplanetárias, anônimas… rompendo tempo e espaço. Assim, dá-se o convívio extrafísico. O clima interconsciencial estabelecido na interação com as consciências extrafísicas dependerá das energias, da capacidade de abertismo, neofilia, controle emocional, grau de lucidez, ética, qualidade dos pensamentos e sentimentos envolvidos na experiência.

A convivência sadia envolve também considerar aspectos importantes que denotam o nível de maturidade alcançado pelas consciências, quando atuantes no convívio diário em família, principalmente nas situações que envolvem apego e desapego, influência pelo próprio exemplo, pelas relações de interdependência ética e fraterna que estabelece com os familiares e pela vivência do binômio admiração-discordância. São posturas de quem já consegue coexistir pacificamente com outras consciências a quem respeita, admira e ama, mas que não precisa concordar 100% ou mudá-las ao seu gosto, para que se submetam às suas vontades ou maneira de pensar.

Alcançar o convívio sadio com todas as consciências supõe abrir-se para o diálogo inteligente entre os diferentes, compreender que é possível enriquecer-se no encontro com oscontrários evoluindo a cada encontro. Toda proximidade será evolutiva a partir do nosso próprioesforço, diário, de nos autoconhecer para melhor entender as outras consciências e assim,“coexistir” num clima de entendimento mútuo, mais sadio, universalista e fraterno.

Nara Cristina Rodrigues Pedroso é voluntária e docente do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia. O IIPC é uma instituição de educação e pesquisa científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia.

Pesquisa

Projeciologia

Live EFC

Download gratuito de livros sobre a Projeção Consciente.

Conheça o fenômeno da experiência fora do corpo.


loading...